domingo, 1 de março de 2015

Jean Ziegler:o caso HSBC é só a ponta do iceberg

O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,o-caso-hsbc-e-so-a-ponta-do-iceberg,1641966O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,o-caso-hsbc-e-so-a-ponta-do-iceberg,1641966O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,o-caso-hsbc-e-so-a-ponta-do-iceberg,1641966O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,o-caso-hsbc-e-so-a-ponta-do-iceberg,1641966
O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,o-caso-hsbc-e-so-a-ponta-do-iceberg,1641966

Para o escritor suíço Jean Ziegler, o caso SwissLeaks, embora tenha causado um “terremoto mundial”, é apenas a ponta do iceberg de um sistema inteiro de fraude: “Aqui, a matéria-prima se chama dinheiro estrangeiro”, disse.

Em entrevista ao ‘Estado de S. Paulo’, Ziegler, que foi alvo de nove processos legais com seu livro ‘A Suíça Lava Mais Branco’, ele diz que existe uma corrupção institucional no país helvético.
Segundo ele, por trás desse cenário existe o fato de que o Parlamento ser colonizado por multinacionais e bancos. “A raiz disso é ainda o papel que tivemos na Segunda Guerra e a cumplicidade com o regime de Hitler. Desde então, temos as maiores fortunas do mundo. Hoje, 27% da riqueza global está na Suíça.”.
O escritor afirma que os suíços estão sofrendo muito com toda essa repercussão. “Para os calvinistas, ser criticado em público é um grande trauma. A reputação é tudo e se cultivou por décadas que eles faziam tudo sempre bem. De repente, agora se sabe que não e, por isso, eles sofrem psicologicamente” (leia aqui).

Nenhum comentário: