sábado, 8 de novembro de 2008

CADEIA PARA OS TORTURADORES



Entrevista com Vania Santayana, militante política & história macabra sobre meu tio




Essa é a primeira parte da entrevista com Vania Santayana, esposa de Mauro Santayana, filha de líder sindical na época da ditadura militar, que foi barbaramente torturado, e ela mesma militante e também torturada. E minha primeira contribuição ao debate atual sobre se devemos culpar ou não os torturadores. A opinião do blog é: SIM, OS TORTURADORES DEVEM SER CONDENADOS CRIMINALMENTE. NÃO OS INSURGENTES. INSURGENTE NÃO É CULPADO EM LUGAR NENHUM DO MUNDO. DEVE SER CULPADO OS HOMENS DO ESTADO, QUE TORTURARAM, COMETENDO CRIME CONTRA A HUMANIDADE, O ÚNICO CRIME QUE ESTÁ ACIMA DA POLÍTICA, RELIGIÃO OU CULTURA. TORTURA É CRIME CONTRA A HUMANIDADE. NÃO SE TORTURA CACHORRO, QUANTO MAIS UM SER HUMANO.

Eu, Miguel do Rosário, filho de José Barbosa do Rosário, tive um tio, irmão do meu pai, chamado Francisco do Rosário Barbosa, que foi barbaramente torturado, até a morte, em 1981. O irônico é que ele não era sequer militante político, que naquela época já tinham sido todos mortos ou exilados. Era um trabalhador sem ligação alguma com partido político ou mesmo movimento político. Nada. Era um poeta, na realidade, que trabalhava para viver. Um dia, voltando de seu trabalho, em Maria da Graça, subúrbio do Rio, até sua casa, em Copacabana, onde dividia uma quitinete com sua namorada, sua vida acabou.

A polícia militar parou o ônibus em que ele voltava. Agentes entraram no veículo e começaram a pedir documentos de todos os passageiros. Abordavam as pessoas aos gritos. As pessoas simples que voltavam de seus empregos reagiam com perplexidade e pavor. Então meu tio talvez tenha tido a única manifestação política de sua vida. Ergueu-se e declamou, mas com a voz surda, a dicção canhestra e o sotaque mineiro carregado, que caracterizavam o seu jeitão rural, usualmente calado, introvertido e confuso, como todos os barbosas.

Eu escrevi um artigo sobre essa história aqui.

www.oleododiabo.blogspot.com

Nenhum comentário: