terça-feira, 11 de novembro de 2008

JOSÉ SERRA DEVE ESTAR PAGANDO BEM AO IMPRENSALÃO

DE NOVEMBRO DE 2008

José Dirceu: É mentira que Serra investiu mais do que o PAC


Bem que eu suspeitei e já deixei um alerta na nota que publiquei ontem (10) --no blog do Dirceu--, com o título "Serra 'mãos de ferro' e furo n'água", relativa à reportagem de capa do jornal Valor Econômico sobre os "extraordinários" investimentos, "superiores" ao PAC - dizia a matéria - feitos pelo governador de São Paulo e pré-candidato tucano a presidente da República, José Serra.

por José Dirceu



Não deu outra. A matéria é campanha pura do governador Serra para o Palácio do Planalto em 2010. E um festival de manipulação pura, raras vezes visto em reportagens - e olha que a imprensa brasileira é mestra, dá lições nisso.


Mandei fazer um levantamento, uma apuração detalhada e não é nada daquilo que o Serra transmitiu - melhor insistindo, manipulou - ao repórter do jornal. Além do fato de o PAC não se resumir apenas a investimentos do orçamento da União, a comparação feita pelo jornal inclui os recursos investidos pelas empresas estatais paulistas (Metrô/CDHU/Sabesp), mas não os investimentos das estatais federais (Petrobrás/Eletrobrás etc.).


Constatei, também, que os recursos executados em 2008 não são aqueles apresentados pela matéria do jornal. Foram passados ao jornal valores brutos (empenhados e executados) do governo paulista e só os executados do governo federal, o que é, óbvio, dão gritante diferença.

Os valores empenhados no PAC (sem as empresas estatais federais) é superior aos recursos empenhados pelo governo tucano paulista. O percentual dos investimentos liquidados pelo governo federal, em relação às despesas totais, também é muito superior aos liquidados pelo governo Serra.


Meus amigos, cuidado, vamos redobrar a atenção ao que lermos porque é como eu disse ontem, já estamos em marcha batida para 2010, os tucanos já deflagraram a próxima campanha presidencial.

E ao modo deles, sujo, manipulado, errático, sem compromisso com a verdade como o fizeram em 2002, 2004, 2006, 2008.... E o que se percebe, também, é que a tal convergência de opiniões da mídia nativa, que ocorre deslavadamente às vésperaqs e durante a campanha eleitoral, agora está se dando rapidamente em torno de Serra. Desde já.


Fonte: Blog do Dirceu

Nenhum comentário: