sábado, 11 de abril de 2009

AGENDA POLÍTICA DE LULA. FIQUE DE OLHO

Obama é expectativa em Cúpula das Américas
Sexta-feira, 10 de abril de 2009
BRASÍLIA (Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa na próxima semana da 5a Cúpula das Américas em Trinidad e Tobago.

O encontro tem como principal expectativa a possibilidade de iniciar uma nova etapa nas relações dos países da América Latina com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que estará presente.

O fim do embargo econômico dos Estados Unidos a Cuba --único país latinoamericano sem assento na cúpula-- deve ser tema da reunião, assim como a crise financeira internacional. A cúpula reúne 34 países das Américas.

Antes, no Rio de Janeiro, Lula abre o Fórum Econômico Mundial na América Latina, evento regional do Fórum Econômico Mundial sediado em Davos, na Suíça. Deve receber mais de 500 pessoas de 37 países que vão se concentrar no tema "Respostas para as incertezas econômicas globais".

Veja os principais acontecimentos previstos para a próxima semana.

SEGUNDA-FEIRA

-- Em Brasília, Lula tem encontro com o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Artur Henrique da Silva Santos.

-- Os presidentes dos Três Poderes assinam, no Palácio do Buriti, o 2o Pacto Republicano de Estado. O objetivo do pacto é melhorar as instituições, criando regras claras de atuação dos órgãos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. O primeiro foi assinado em 2004.

-- À tarde, Lula participa da reunião de coordenação política, que deve definir formas de compensação às finanças dos municípios. O presidente participa ainda do encontro do Conselho Político, integrado, além de ministros, por líderes e presidentes de todos os partidos da coalizão governista.

-- O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, tem encontro com jornalistas na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Rio de Janeiro para apresentar painel sobre as políticas trabalhistas do governo Lula.

TERÇA-FEIRA

-- O presidente Lula viaja à cidade de Telêmaco Borba (PR) para a comemoração dos 110 anos da fabricante de papel Klabin e, mais tarde, parte para o Rio de Janeiro onde participa do encerramento do evento "Latin America Aero & Defense 2009", que reúne empresas fornecedoras de equipamentos e serviços às Forças Armadas, no Riocentro.

-- No Senado, o primeiro item da pauta do plenário é a medida provisória, já aprovada pela Câmara, que estabelece novas regras de parcelamento de débitos tributários federais e anistia débitos no valor de 10 mil reais vencidos cinco anos antes de 31 de dezembro de 2007.

QUARTA-FEIRA

-- Ainda no Rio de Janeiro, o presidente Lula participa do Fórum Econômico Mundial na América Latina. Além de Lula, participam a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, e o presidente do BNDES, Luciano Coutinho.

-- Em seguida, Lula visita o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, instituição ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, e, depois, vai à cerimônia de premiação da 4a Olimpíada Brasileira de Matemática nas Escolas Públicas.

QUINTA-FEIRA

-- O presidente Lula participa de solenidade de apresentação de novos oficiais generais e vai à cerimônia de abertura do 6o Reconhecimento Nacional às Micro e Pequenas Empresas, evento promovido pelo Movimento Brasil Competitivo, Sebrae Nacional, Gerdau, Fundação Nacional da Qualidade e Petrobras.

-- Cerca de 200 prefeitos estarão em Brasília para debater a redução dos recursos que recebem do Fundo de Participação dos Municípios como reflexo de medidas anticrise. O movimento espera encontro com o presidente Lula.

SEXTA-FEIRA

-- Em Trinidad e Tobago, o presidente Lula participa da 5a Cúpula das Américas, que termina no domingo, 19 de abril.

-- O Diretório do PT paulista realiza seminário para discutir alternativas de superação da crise. O deputado Antonio Palocci (SP) é um dos destaques entre os debatedores, ao lado do senador Aloizio Mercadante (SP) e do economista da Unicamp Luiz Gonzaga Belluzzo.

(Reportagem de Ana Paula Paiva e Carmen Munari)

Nenhum comentário: