domingo, 23 de maio de 2010

Universidades preparam curso para profissionais do futuro


Algumas universidades brasileiras estão aplicando em seus currículos o chamado Bacharelado Interdisciplinar, que divide as graduções em grandes áreas do conhecimento. Cada uma organiza o currículo de um modo. Um bom exemplo vem de São Paulo: a Universidade Federal do ABC implantou esse modelo e atraiu o maior número de alunos do novo Enem (Exame Nacional d Ensino Médio), cerca de 18 mil candidatos para 1.700 vagas.

O professor Dácio Matheus, coordenador do Bacharelado em Ciência e Tecnologia da UFABC, explicou como funciona. “São cursos de graduação com foco interdisciplinar em algumas áreas do conhecimento. No caso da UFABC, temos dois bacharelados: um em Tecnologia e outro em Humanidades”.

Todos os alunos que ingressarem na UFABC necessariamente passaram por uma dessas áreas. Para o professor Dácio, uma das vantagens é que o aluno entra no bacharelado interdisciplinar e pode escolher o curso de formação específica durante o curso, com muito mais informações sobre as diversas áreas profissionalizantes. O estudante pode concluir o bacharelado e já se colocar no mercado com especialização no ambiente de trabalho.

“Estamos preparando profissionais para a sociedade do conhecimento, onde as informações são facilmente disponíveis e abundantes. Esse profissional será capaz de selecionar informações relevantes e propor soluções inovadoras”, assinala o professor.

A professora Lea Tiriba, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, confirmou essa nova tendência da educação. “Caminhamos cada vez mais para a formação do conhecimento multidisciplinar. Precisamos acumular varias áreas do conhecimento para sermos capazes de dar conta das nossas demandas.


Um comentário:

alex disse...

Simplesmente, lindo!

BANDA DE LATA CRIANÇA FELIZ – MST CEARÁ

Banda das Crianças do Assentamento RECREIO, no Município de QUIXERAMOBIM – CEARÁ



http://www.youtube.com/watch?v=sepdjP8Hr0Y&feature=player_embedded