quarta-feira, 5 de novembro de 2008

ACONTECIMENTOS NOTÁVEIS


O mundo produziu, nos últimos sete anos, acontecimentos, notadamente na América Latina, fantásticos, extraordinários, dignos de nota.

O primeiro deles, e o mais importante, foi a eleição de Lula. Ninguém nunca imaginou que um torneiro mecânico, sem ter nem sequer a 8ª série, um autodidata, chegaria a governar 180 milhões de brasileiros. E Lula chegou, desbancando toda elite intelectualizada que governou o Brasil nos últimos 500 anos, e, ainda por cima, governando, não obstante os erros, muito melhor que toda a elite que o antecedeu. Hoje, Lula ostenta uma popularidade invejável, fruto do ótimo governo que vem fazendo nesses últimos seis anos.

O segundo deles foi a eleição de Michelle Bachalet para governar o Chile. Fato raro de ocorrer, num mundo ditado pelo machismo.

O terceiro deles foi a eleição de Evo Morales para governar a Bolívia. Assim como no Brasil, a elite boliviana nunca imaginou ser governada por um índio. Hoje, a contragosto dos poderosos, Morales governa a Bolívia como nunca antes outro presidente governou. Goza também de popularidade invejável.

Por fim, os americanos, um povo sabidamente racista, elegeram um negro para dirigir o destino dos Estados Unidos durante os próximos anos. A vitória de Obama é motivo de orgulho para toda comunidade negra do mundo. Não há paralelo na História dos EUA.

Não tem preço ver esses fatos ocorrendo no mundo, um mundo onde ainda existe, lamentavelmente, muito preconceito, muito racismo.

O povo desses países está de parabéns.

Nenhum comentário: