quarta-feira, 5 de novembro de 2008

RÁPIDO E CERTEIRO

Assuntos pendentes - rápidos comentários

1) Governo Serra é tão ruim que está exportando sua incompetência para fora de São Paulo. As polícias civis de outros estados estão planejando greves em solidariedade a seus colegas paulistas. O PCC continua a crescer e agora domina o fornecimento de drogas para o Rio de Janeiro. Com agravante: vem obrigando, sob ameaça de interrupção do fornecimento de coca e maconha, os traficantes cariocas a comprarem crack, introduzindo esse veneno nas ruas do Rio de Janeiro, até pouco tempo atrás livres disso. A morte de Eloá teria obrigado qualquer governador de qualquer outro estado a rebolar bonito para responder à opinião pública, pedindo desculpas às famílias, anunciando medidas de modernização da polícia, etc. Em São Paulo, não. A tragédia terminou com final feliz, com os órgãos de Eloá "salvando vidas".

2) A recente rodada de privatização das rodovias paulistas foi comemorada com pompa pelo jornalões do estado. No domingo, porém, o repórter Agnaldo Brito consegue furar o bloqueio pró-Serra e publica reportagem na Folha mostrando que o processo irá criar 61 novos pedágios e aumentar fortemente o custo do transporte inter-estadual. Há aumentos previstos de mais de 400% em alguns trechos, o que irá implicar em lucros exorbitantes para as companhias responsáveis e aumento do custo para o setor produtivo nacional, já que, por São Paulo, passa grande parte da produção brasileira. Sem contar a facada nos cidadãos.

3) Gilmar Mendes respondeu à declaração de Dilma Roussef de que tortura é crime imprescritível dizendo que terrorismo também o é. Está certo, Excelentíssimo. Mas, segundo a ONU, a guerrilha urbana e rural que lutava contra a ditadura militar não se enquadrava no conceito de terrorismo, mas de insurgência, visto que a ordem democrática foi rompida em 1964 pelo golpe militar. Na ânsia de defender os torturadores e os direitistas, Mendes cometeu um deslize conceitual gravíssimo. Mendes está virando vilão de história em quadrinho.

Nenhum comentário: