segunda-feira, 17 de novembro de 2008

BOA NOTÍCIA PARA O SERVIDOR PÚBLICO FEDERAL

Governo lança linha especial de crédito imobiliário para servidores da União
Agência Brasil



Brasília - Os ministros do Planejamento, Paulo Bernardo, e da Previdência, José Pimentel, durante solenidade de assinatura de convênios com a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil para a concessão de financiamento habitacional a servidores públicos federais

Brasília - Cerca de 1,3 milhão de servidores públicos federais terão crédito facilitado para a compra da casa própria. O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, lançou hoje (17) uma linha de crédito imobiliário para o servidor público federal. A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil oferecerão até R$ 8 bilhões em financiamentos com juros menores e prazo de até 30 anos.

O convênio assinado hoje permitirá o financiamento de até 100% de imóveis avaliados em até R$ 350 mil com recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE). Para os imóveis do Sistema Financeiro da Habitação (SFH), os juros variam de 8,4% a 8,9% ao ano. Para unidades fora do SFH, as taxas ficarão entre 11% e 11,5% ao ano. A medida beneficiará tanto servidores ativos, como inativos e pensionistas.

Entre outras vantagens, os servidores poderão pedir o financiamento pelo sistema interno de internet que atende os servidores públicos federais. Além disso, não haverá taxa de abertura de crédito. “Estamos respondendo a uma demanda grande dos servidores. Aprimoramos negociações que vinham desde 2003 e criamos um sistema que pode atender a todos os servidores”, explicou Paulo Bernardo.

O funcionário com pendências no Sistema de Proteção ao Crédito (SPC) não está impedido de requerer o financiamento. Nesse caso, o crédito será aprovado, mas o mutuário só terá acesso ao empréstimo após regularizar a situação.

Para a presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Fernanda Ramos Coelho, a parceria é importante para combater a escassez de crédito provocada pela crise financeira internacional. “Num momento de crise, os bancos públicos estão cumprindo sua parte em manter o acesso ao crédito”, ressaltou.

A solenidade de lançamento das linhas de crédito também teve a presença do presidente do Banco do Brasil, Antônio Francisco Lima Neto, e do ministro da Previdência, José Pimentel. Segundo Neto, o número de servidores beneficiados poderá ser maior que o previsto. “A gente tem recursos para alavancar ainda mais a linha de crédito”, ressaltou.

Nenhum comentário: