quinta-feira, 11 de junho de 2015

Juíza racista

Eliana Calmon diz achar um horror cotas na magistratura

O PSB, assim como o PSDB e o DEM, é um partido racista.


"Para cargos burocráticos, pode-se usar cotas. Eu não aceito para juiz, tem que colocar os mais capazes", disse a ministra aposentada do STJ e ex-corregedora nacional de Justiça; "Existe muito proselitismo no sentido de igualar. Eu acho um horror", acrescentou Eliana Calmon; opinião pode ser uma explicação para o fato de a população do Estado com a maior população negra do Brasil, a Bahia, não a ter elegido senadora no ano passado


A ministra aposentada do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Eliana Calmon é contra a adoção de cotas para negros na magistratura. "Eu acho um horror", opinou a ex-corregedora nacional de Justiça, que defende a contratação dos "mais capazes".
"Para cargos burocráticos, pode-se usar cotas. Eu não aceito para juiz, tem que colocar os mais capazes", disse. "Existe muito proselitismo no sentido de igualar. Eu acho um horror", acrescentou Eliana.
Nas últimas eleições, a magistrada se candidatou ao Senado na Bahia, Estado com a maior população negra do Brasil, mas não foi eleita.
Reportagem da Folha de S. Paulo publicada nesta quinta-feira 11 aponta que, na opinião dos juízes, a cota para negros na magistratura não terá efeito prático, uma vez que é comum sobrar vagas nos concursos públicos.
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou na última terça-feira 9 a reserva de 20% das vagas em concursos do setor Judiciário para negros e pardos autodeclarados. A nova regra vale para cargos de servidores de todos os tribunais e para todos os concursos da magistratura.

Nenhum comentário: