TV Globo faturou R$ 6,2 bi nos governos Lula e Dilma
Isso é um absurdo. Enquanto isso, um bando de blogueiro babaca, como meu(que não preciso, claro) fica defendendo esse governo subserviente a Globo. Chega a dar raiva.
247 - A Rede Globo e as cinco emissoras de
propriedade do Grupo Globo (em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais,
Brasília e Recife) receberam um total de R$ 6,2 bilhões em publicidade
estatal federal durante os 12 anos dos governos Lula (2003 a 2010) e
Dilma (2011 a 2014).
O montante pode ser maior, se considerar os valores pagos a emissoras
afiliadas. Como a RBS, afiliada da Globo no Rio Grande do Sul e em
Santa Catarina, que recebeu R$ 63,7 milhões de publicidade estatal
federal de 2003 a 2014, ou a Rede Bahia, afiliada da TV Globo em
Salvador, teve um faturamento de R$ 50,9 milhões de publicidade federal
no mesmo período. A TV Tem, maior afiliada da Globo no País, que tem
como dono o empresário do futebol J. Hawilla, que está envolvido nos
escândalos de corrupção na Fifa, faturou R$ 8,5 milhões de publicidade
estatal federal em 2014.
Os dados foram divulgados pelo jornalista Fernando Rodrigues, do UOL.
O volume total de publicidade federal destinado para emissoras
próprias do Grupo Globo é quase a metade do que foi gasto pelas
administrações de Lula e Dilma para fazer propaganda em todas as TVs do
país.
Ao todo, foram consumidos R$ 13,9 bilhões para veicular comerciais
estatais em TVs abertas no período do PT na Presidência da República. As
TVs da Globo tiveram R$ 6,2 bilhões nesse período.
Apesar do valor expressivo destinado à Globo, há uma nítida
trajetória de queda quando se considera a proporção que cabe à emissora
no bolo total dessas verbas.
As emissoras globais terminaram o governo do tucano Fernando Henrique
Cardoso, em 2002, com 49% das verbas estatais comandadas pelo Palácio
do Planalto e investidas em propaganda em TVs abertas. No ano seguinte,
em 2003, já com o petista Luiz Inácio Lula da Silva na Presidência, a
fatia da Globo pulou para 59% de tudo o que a administração pública
federal gastava em publicidade nas TVs abertas. Nos anos seguintes, com
algumas oscilações, a curva global foi decrescente. No ano passado,
2014, a Globo ainda liderava (recebeu R$ 453,5 milhões), mas chegou ao
seu nível baixo de participação no bolo estatal federal entre TVs
abertas: 36% do total da publicidade.
Jornais impressos
Ainda de acordo com o levantamento, nos governos Lula e Dilma
(2003-2014), os jornais impressos arrecadaram R$ 2,1 bilhões com a
publicação de propagandas da administração petista. Desse total, R$
730,3 milhões (35%) foram destinados a apenas 4 publicações: "O Globo",
"Folha de S.Paulo", "O Estado de S.Paulo" e "Valor Econômico".
Em relação aos jornais digitais, em 2014, o líder das verbas estatais
federais em suas edições digitais foi o jornal "O Estado de S.Paulo",
que recebeu R$ 2,743 milhões.
Sobre a publicidade para revistas, o levantamento mostra uma grande
queda no faturamento com verbas publicitárias federais. A semanal
"Veja", líder do mercado, já chegou a ter R$ 43,7 milhões dessas verbas
em 2009 (o seu recorde). Em 2014, desceu para R$ 19,9 milhões.
O meio internet já é o segundo que mais recebe publicidade estatal do
governo federal. Esse dado fica bem visível quando se observam os
valores destinados a 4 grandes portais brasileiros.
O UOL, maior portal do país com 39,8 milhões de visitantes únicos em
dezembro de 2014, teve R$ 14,7 milhões de faturamento para veicular
propaganda estatal federal nesse ano. O UOL pertence ao Grupo Folha.
O G1 e o portal Globo.com, somados, tiveram uma audiência de 34,1
milhões de visitantes únicos em dezembro de 2014. Receberam R$ 13,5
milhões de verbas federais de publicidade nesse ano.
Leia aqui o levantamento sobre a publicidade do governo federal.
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