terça-feira, 7 de outubro de 2008

LIBERDADE DE EXPESSÃO É ISTO AI

07/10/2008

Globo censura Sindicato de Pernambuco

A Rede Globo censurou um plano de mídia para a Campanha Nacional 2008 produzido pelo Sindicato dos bancários de Pernambuco (Seeb PE). A campanha de mídia está no ar desde domingo 5, e ficará até hoje 7. O Vídeo, de 45 segundos, recupera o lema Banco Mata, critica a ganância dos bancos e explica porque os bancários estão em greve por tempo indeterminado. Será veiculado nas principais emissoras, menos na Globo, que tratou de encontrar um motivo para censurar o material. Veja o vídeo:



A desculpa usada para barrar a veiculação não se sustenta, para não dizer que é ridícula e estapafúrdia. Segundo o contato comercial da Globo Nordeste, o nome do Sindicato teria que ser inserido em caracteres no VT; ou seja, por escrito e por extenso. Ou o Sindicato acrescentava o detalhe, ou o VT não iria ao ar. Isso, a menos de 30 minutos do horário-limite de entregar o material nas quatro emissoras onde se havia contratado o espaço.

Esgotadas as tentativas de diálogo, a Assessoria de Comunicação, com apoio da Presidência e da Secretaria de Comunicação, pediu que a Globo mandasse a condição por escrito, via correio eletrônico, já que o Sindicato não modificaria o VT e o pagamento das inserções já havia sido feito. O contato disse que não faria isso, e que o cheque seria devolvido. Fez mais, tentou inverter o ônus do problema, acusando o Sindicato de tentar "esconder o nome". Que se diga: a assinatura está no áudio, em alto e bom tom. E está na logomarca da entidade, bastante conhecida - e onde se lê "Bancários de Pernambuco", que fecha o VT.

"Quero saber se eles exigem do Shopping Recife, ou do Bradesco, que escrevam seus nomes por extenso, junto com as marcas", questiona a secretária de Comunicação do Sindicato, Emerenciana Rêgo - Mereh.

A exigência, que não se encontra em nenhuma lei ou regulamento de veiculação de audiovisual - tanto que as demais emissoras o estão veiculando, sem problema -, na verdade, esconde o verdadeiro motivo da censura: o VT expõe as mazelas e, portanto, a imagem da banca nacional. Não à-toa, o referido contato avisou, durante as diversas conversações para contratar o espaço, que o VT não seria aprovado caso tivesse imagem de fachada de bancos. E é óbvio que teria, e isso foi dito. O texto já havia sido enviado antes da contratação, para todas as emissoras, como é praxe. Mas a Globo - e só a Globo - exige conher o VT antes de fechar o contrato, mesmo o pagamento sendo feito antecipado, a preços de tabela cheia - "as outras vendem desconto, nós vendemos audiência", retumbou Adeládio, o contato local.

O material foi mandado para São Paulo, direto da produtora, via correio eletrônico, para um certo Dido Júnior. Ao que parece, ele é o encarregado de exercer o papel de censor de plantão. Naturalmente que quem dá a notícia ao "cliente" é o contato local.

Foi o que fez Adeládio, que veste a camisa global, com gosto. Ele reiterou que "gostaria muito de atender ao Sindicato, mas só posso fazê-lo se vocês corrigirem o VT". Diante da negativa em atender a exigência absurda da Globo, o contato disse que o Sindicato não enviasse a fita, porque o espaço não havia sido reservado e, portanto, ela não seria veiculada.

Detalhe: na manhã da segunda-feira, 06, o financeiro do Sindicato constatou que o cheque que pagaria as duas veiculações, no jornal local NE 1, edição do mesmo dia, havia sido compensado. A Assessoria de Comunicação do Sindicato voltou a fazer contato com Adeládio. Eis o diálogo:

Assessora - Acabo de saber do financeiro do Sindicato, que a Globo depositou o cheque, e ele foi compensado.

Adeládio - Não era para depositar?

Assessora - Mas você disse, na sexta, que o cheque seria devolvido pois a Globo não iria veicular o VT... Quer dizer que eu posso mandar entregar a fita para veiculação?

Adeládio - Se vocês corrigirem o VT, a gente veicula.

Assessora - Não há nada de errado com o VT. Como é que ficamos, então!?

Adeládio - Vou ligar para o meu financeiro e pedir para restituir o dinheiro.

É assim: a liderança na audiência - e na captação de recursos publicitários, inclusive governamentais - concede a Globo a arrogância de se atribuir poderes de "Imperatriz do Brasil".

Mas não tem que ser assim: "O Sindicato vai tomar as devidas providências junto ao Procon, o Ministério Público e a Justiça. A Globo vai ter que responder no âmbito do Código de Defesa do Consumidor e por cerceamento de atividade sindical, sem contar que é uma concessão pública e deve respeito ao contribuinte", observa Marlos Guedes, presidente do Sindicato. Ele lembra que "cabe processo por danos materiais, uma vez que a Globo tentou impedir que o Sindicato cumprisse seu dever de avisar a população sobre a greve por tempo indeterminado. Felizmente não ficamos nas mãos dela, já havíamos contratado outras emissoras". Cabe, também, denúncia junto ao Conar, conselho nacional regulador de propaganda, como lembra Mereh.

Não é a primeira vez que isso ocorre, embora seja a primeira que o Vídeo produzido pela entidade não vai ao ar na plim-plim. Em 2005, por exemplo, a emissora usou a falta de registro da produtora do material na antiga Ancine, hoje Ancinav - Agência Nacional de Cinema e Audiovisual para colocar obstáculos à veiculação. Todo material produzido deve recolher uma taxa para ser veiculado. O Sindicato, que já tinha efetuado o depósito na conta da Globo, ameaçou seus direitos de consumidor e a emissora acabou encontrando uma produtora que assumiu o vídeo, que acabou indo ao ar.

Na TVClube/Bandeirantes, TV Tribuna/Record e TV Jornal/SBT, o anúncio é veiculado no domingo, segunda e terça - 05, 06 e 07, respectivamente. Confira a grade:

Bandeirantes:
Domingo, 5: 15:20 - duas inserções durante transmissão de campeonato de futebol italiano
Segunda, 06 :
12:30 - uma inserção no Esporte Total
18:50 - uma inserção no Jornal da Clube
20h: uma inserção no Jornal da Band
22h: uma inserção no CQC, com Marcelo Tass
Terça, 07 :
12:30 - uma inserção no Esporte Total
18:50 - uma inserção no Jornal da Clube

TV Tribuna/Record: (horários informados levando em conta período eleitoral)
Domingo, 05 : 18h - duas inserções no Domingo Espetacular, com Paulo Henrique Amorim
Segunda, 06 :
13h30min: uma inserção no Cotidiano
19:20 - uma inserção no Jornal da Tribuna
19:50 - uma inserção do Jornal da Record
Terça, 07
13:30 - uma inserção no Cotidiano
19:20 - uma inserção no Jornal da Tribuna
19:50 - uma inserção do Jornal da Record

TV Jornal/SBT
Segunda, 06 :
7h: Uma inserção no Bronca Pesada
11:40 - uma inserção no TV Jornal Meio Dia
18:45 - Uma inserção no TV Jornal Notícias

Aviso de greve também no rádio

A exemplo do que vez para a convocação da assembléia para a greve 24 horas, no último dia 30, o Sindicato vale-se, também, do rádio para comunicar a população do movimento por tempo indeterminado e suas razões. No sábado, 04 a Rádio Jornal veicula nove inserções, cinco no período da manhã - programas de maior audiência - e quatro ao longo da programação do dia.


Fonte: Sulamita Esteliam - Seec PE

http://www.contrafcut.org.br/noticias.asp?CodNoticia=14745



Um comentário:

necolima disse...

Senhor Terror,

Lastimavel a atitude da Rede Globo.
Só não concordo em classificar isso de "censura".
Sinto que há, nos dias atuais, uma banalização desta palavra. Qualquer dificuldade ou impossibilidade de manifestação de pensamento já é considerado censura.

Quem tem mais de cinquenta anos, como este locutor que vos fala, sabe que censura é coisa bem diferente.
E bem pior....

Pra mim, censura é coisa tão séria, tão terrivel, que só deve ser usada nos seu estrito sentido.
E, para tanto, há que estar presente a arbitraria atuação do Estado.
Parece que nesse caso houve um abuso praticado por uma empresa privada, que embora concessionária de serviço publico não fala, age, ou decide em nome do estado.

Imaginar que a rede globo feriu
a "liberdade de expressão" com essa negativa de exibição é mais ou menos como acusar a Real alagoas de desatender o principio Constictucional que garante a liberdade de locomoção ( direito de ir e vir) caso ela não queira me vender uma passagem pra Barreiros....