quarta-feira, 8 de outubro de 2008

PT AVANÇA NO REDUTO DE AÉCIO NEVES


Agência Folha

O governador Aécio Neves (PSDB) colecionou contratempos nas eleições em Minas Gerais. Além do revés em Belo Horizonte, com a presença inesperada de Leonardo Quintão (PMDB) no segundo turno contra seu "afilhado" Marcio Lacerda (PSB) , ele viu cair o número de prefeituras comandadas por tucanos no Estado (de 170 para 159) e se fortalecerem justamente seus dois principais adversários políticos.

Os ministros Patrus Ananias (Desenvolvimento Social), do PT, e Hélio Costa (Comunicações), do PMDB, começam com vantagem a corrida de 2010.

Líder da ala do PT avessa à aproximação com Aécio e os tucanos, Patrus é apontado como o principal responsável pelo salto de 85 para 107 no número de prefeituras do partido em Minas. Ele percorreu 34 cidades em cinco finais de semana.

O PT foi o partido que mais avançou no Estado. Ampliou suas bases sobretudo no Vale do Aço e no sul. Já conta com sete das 28 maiores cidades mineiras e tem boas chances de vencer em outras duas (Contagem e Juiz de Fora, ambas em confronto com o PSDB). Também recuperou o comando de prefeituras importantes, como a de Betim --segunda maior arrecadação do Estado e hoje comandada por um tucano.

Quanto à Costa, o próprio PSDB mineiro acredita que os peemedebistas saem das votações motivados a lançá-lo como candidato ao governo em 2010 devido ao fato de Aécio e o prefeito Fernando Pimentel (PT) não terem conseguido liquidar a eleição em BH com Lacerda.
O PMDB ainda venceu em cinco (pode chegar a sete) cidades com mais de 100 mil habitantes --em algumas derrotou ex-secretários de Aécio.

Tucanos e assessores do governador se apegam aos números da eleição anterior (150 prefeituras) para anunciar o crescimento do partido. Só que, em 2007, antes da proibição do troca-troca partidário, o PSDB havia feito uma filiação em massa e cresceu para 170 municípios.
Aécio perdeu até mesmo na terra natal de seu avô Tancredo Neves. Em São João Del Rey, o PSDB ficou em terceiro lugar.

O xadrez de 2010, de todo modo, depende do segundo turno em Belo Horizonte. E caciques peemedebistas estão dispostos a reforçar o interesse de contar com Aécio nos quadros do PMDB para 2010.
Comentário.
Aécio errou feio ao apostar nesta aliança espúria feita com parte do PT de MG.
O povo percebeu que tudo isso não passou de oportunismo eleitoral, dele e de Fernando Pimentel.
Provavelmente Márcio Lacerda vai sair derrotado no segundo turno na aleição de BH.

2 comentários:

Oni Presente disse...

Em CLÁUDIO-MG, o CANDIDATO Á PREFEITO ONIAS TOLENTINO, PRIMO DE AÉCIO NEVES perdeu para o ATUAL PREFEITO!

O TERROR DO NORDESTE disse...

Oni, pois é, obrigado pelo comentário.