quinta-feira, 2 de outubro de 2008

XÔ, DEMO

Eleições: Tudo imprevisível em Salvador

Três candidatos disputam palmo a palmo a corrida para o segundo turno na capital baiana. O peemedebista João Henrique, o democrata ACM Neto e o petista Walter Pinheiro estão empatados
Um clima de apreensão e tensão toma conta de Salvador. A três dias da eleição municipal, ninguém arrisca afirmar quem passará para o segundo turno. Os candidatos trocaram farpas e acusações num debate em uma rádio ontem à tarde. Na noite de hoje, voltam a se encontrar, destsa vez na televisão, quando darão a última cartada para conseguir o primeiro ou o segundo lugar na votação do próximo domingo.Pesquisa Datafolha divulgada nessa quarta-feira (01/10) embaralhou ainda mais o jogo e as estratégias de campanha.

O levantamento coloca o prefeito João Henrique (PMDB) pela primeira vez na liderança desde julho. Ele obteve 25% das intenções de votos, seguido logo de perto pelo deputado ACM Neto (DEM), com 24%. O petista Walter Pinheiro aparece com 22% e o tucano Antônio Imbassahy tem 14%.MudançaComo a margem de erro é de três pontos percentuais, os três primeiros estão tecnicamente empatados.
Em cima desse cenário imprevisível, eles jogam as fichas nos eleitores que ainda não escolheram candidato e até mesmo nos que estão dispostos a mudar o voto na última hora.De acordo com a pesquisa, 19% do eleitorado de João Henrique se dispõem a trocar o voto, o mesmo ocorrendo com 16% dos que pretendem apostar em Walter Pinheiro. Pivôs de uma crise política no estado, PMDB e PT não pouparão esforços para retirar votos um do outro até domingo.

Aliados no campo nacional, os dois partidos partiram para uma guerra particular em Salvador. O PMDB entrou na Justiça Eleitoral, por exemplo, para que o PT retire do ar uma inserção em que é usada a imagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na campanha de 2006, e não agora em 2008. Os peemedebistas são comandados na Bahia pelo ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima.

Carlismo

Enquanto PT e PMDB brigam num ringue, o deputado ACM Neto corre para estancar a queda nas pesquisas em outro. Ontem, por exemplo, tentou mostrar otimismo com a perspectiva de passar ao segundo turno. “Continuo na ponta. De modo que estou satisfeito. Além disso, estou andando muito pelas ruas de Salvador, e o sentimento de que estarei no segundo turno também é grande.

Acredito que a minha liderança está consolidada”, afirmou.O deputado optou por mirar nos eleitores do tucano Imbassahy, antigo aliado e hoje um desafeto político. O Datafolha diz que 29% dos eleitores do candidato do PSDB podem trocar o voto. Desses, 16% iriam para ACM Neto, algo que pode ser fundamental para colocá-lo no segundo turno.

Ontem, no debate na rádio, o deputado chegou a garantir que, se vencer, terá o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de quem tem sido um ferrenho adversário até agora. “O próprio presidente já disse que não importa o partido ou o time para quem o prefeito torce. O que importa é se ele é capaz de fazer bons projetos para a cidade.”
Comentário.

Viram que o DEMO quer levar Lula pro inferno junto com ele?
Xô, DEMO!

Nenhum comentário: