sábado, 4 de outubro de 2008

MENDES E A PISTOLAGEM JORNALÍSTICA



Sábado, 4 de outubro de 2008

Mendes: matéria de revista é "pistolagem jornalística"

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, classificou de "pistolagem jornalística" a matéria publicada na revista Carta Capital que está nas bancas com o título "O empresário Gilmar". A reportagem considera "um conflito ético" o fato de o ministro ser sócio do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), que mantém contratos com órgãos do governo federal.

"Trata-se de um fenômeno de pistolagem jornalística. Desde que houve o afastamento do diretor da Abin (Agência Brasileira de Inteligência), a Carta Capital vem fazendo sistemáticas críticas a mim, já fez duas capas comigo. Tudo indica que ela perdeu capital com isso", disse o ministro.
Mendes confirmou que é sócio do IDP e garantiu que não há nenhum impedimento para isso. "A Lei da Magistratura permite isso expressamente. Não há dúvida. Não há o que discutir. Pode ser sócio (de instituições como o IDP) como sou sócio da Petrobras, como sou sócio do Banco do Brasil e da Vale do Rio Doce", explicou.

O presidente do Supremo disse que vai tomar todas as providências "necessárias e cabíveis" no caso. "Os senhores sabem: o Estado de Direito é na verdade um estado de liberdade, mas é um estado de responsabilidade também", afirmou.

Na avaliação do ministro, matérias desse tipo não condizem com o Estado de Direito e de liberdade. "As pessoas não podem ficar fazendo esse tipo de assaque (afirmação caluniosa) seja lá com qual objetivo for. É preciso que haja responsabilidade".

A reportagem da revista afirma que o Insdtituto Brasiliense de Direito Público foi criado em 1998 e organiza palestras, seminários e treinamento de pessoal, além de oferecer cursos superiores de graduação e pós-graduação. De acordo com a matéria, de 2000 a 2008, o IDP faturou cerca de R$ 2,4 milhões em contratos com órgãos ligados ao governo federal, sem licitação.

Agência Brasil.
Sem comentários.

3 comentários:

necolima disse...

Esse ministro é treloso....

Querer comparar a sociedade que tem no Instituto com a "sociedade" na Petrobras, BB ou Vale do Rio doce é muita "ixxperteza".

O TERROR DO NORDESTE disse...

Pois é, Senhor Neco Lima. Até que enfim concordamos.Ah!, amanhã vou estar publicando a boca de urna da DATATERROR.

necolima disse...

Para mim terá um gostinho de boca de "urna funeraria".

Mas, tudo bem. vamos pra frente.
Sobreviveremos...