terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Lula critica "jogo rasteiro" da oposição

Em seu primeiro discurso de 2010, em evento que anunciou recursos para programas de moradia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva mandou um recado para os adversários das eleições de outubro. Lula pediu para se "evitar o jogo rasteiro na campanha" e disse que é "capoeirista" e está preparado "para não deixar o pé chegar no meu peito".


O discurso foi feito durante cerimônia de anúncio de R$ 3 bilhões para projetos do Pró-Moradia, do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), e para o projeto de habitação Minha Casa, Minha Vida.

Aos quase mil prefeitos e governadores que acompanhavam a cerimônia de assinatura dos projetos, Lula disse que está preparado para enfrentar "ataques de quem não tem discurso programático de alto nível".

"Não permitam que um jogo rasteiro da campanha atrapalhe as relações entre os entes federativos. Estou imaginando que os meus adversários, todos muito letrados, vão fazer um debate de alto nível, mas na ausência de discurso programático, imagino que vai valer chutar do peito para cima. O que eles não sabem é que sou capoeirista e estou preparado para não deixar o pé chegar no meu peito."

Sem citar diretamente as críticas feitas na última semana à terceira versão do Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH), lançado em dezembro, o presidente afirmou que "muitas pessoas" preferem transformar "coisas insignificantes em coisas importantes".

Ao lado do presidente do Congresso, José Sarney (PMDB-AP), Lula fez elogios ao Congresso. "Cerca de 99,9% das coisas que mandamos para o Congresso, o Congresso aprovou. Na maioria das vezes, mandamos um projeto maravilhoso e eles transformam em um camelo. Mas, muitas vezes, o Executivo manda um camelo e vocês transformam em um pônei", disse Lula.

Agência Brasil

Nenhum comentário: