segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Jornalismo à Beira da Canalhice*




Vivemos nesses dias pós-Copa, pós-Papa, pós-Avenida Paulista uma situação inusitada que pode ser identificada como o livre exercício da canalhice. Uma das várias manifestações de que o jornalismo,   não importando suas colorações político-ideológicas, sempre esteve a serviço da história e a busca da verdade. Agora, é puro instrumento de interesses econômicos e político-partidário, inconfessos.

Ao menos foi o que ocorreu na edição deste sábado (03 de agosto) de Fato & Versões na 'Globo News' conduzido pela jornalista Cristiana Lobo (uma das "Meninas do Jô"). Neste programa, prevaleceu às versões ideológicas que está muito além do que qualquer reflexão sobre os fatos reais. A pauta fixou-se em atos que virão à cena dentro de uma ou duas semanas, como a votação de vetos da Presidenta, além dos desdobramentos das sessões do STF sobre a Ação Penal "470" deixando de lado fatos que 'pipocam' nos jornais diários, contumazes críticos ao Governo Federal.

O fato que chama atenção é que todo destaque, da Folha de S.Paulo e agora em O Estado de S.Paulo de um suposto mega escândalo envolvendo o Metrô de São Paulo e Brasília. Nenhuma palavra a respeito. Para quem não tem à oportunidade de assistir tais edições, pois o mesmo é veiculado por um canal pago vão aqui algumas informações, indispensáveis sobre o mesmo. Trata-se de uma resenha mensal onde a jornalista titular convida profissionais correspondentes trabalhando em Brasília, para os diferentes periódicos. O mais importante nisso tudo é que invariavelmente os convidados fazem oposição sistemática ao governo federal, de todas as edições que fomos por dever de profissão acompanhar não se viu nenhum jornalista independente (Carta Capital e Revista IstoÉ, por exemplo).

Hoje estiveram presentes, como de costume, dois jornalistas, um do jornal O Globo e um outro do 'Estadão', que não fizeram um comentário sequer a respeito do Governador paulista, a exemplo do mandatário carioca ora em evidência. No Rio de Janeiro o foco das criticas é Violência Policial e os Direitos Humanos, e não consta que tais assuntos tenha sido alvo de interesse dos citados jornais de grande circulação. E agora em São Paulo, o que está evidenciado? A resposta é óbvia: durante os últimos 50 dias, qual foi à ênfase dada pela Imprensa? Com toda a certeza, foi à Corrupção. Por que, então, o silêncio de Cristiana Lobo em relação a isso?

Mas, atenção, a denúncia que entrou em cena nos jornais Folha de S.Paulo e 0 Estado de S.Paulo nessa semana pode ser uma "pegadinha" uma "autodenúncia" preventiva para, em seguida, uma tentativa de um "atestado de idoneidade" a beira de um processo eleitoral que, tudo indica, será altamente radical.


* Definição de CANALHICE, segundo Dicionário Aurélio: s.f. Ação ou palavra própria de canalha. Falta de Moral e de Honestidade.

Um comentário:

Graziela disse...

definição de canalhice 'terror do nordeste/
KKKKKKKKKKKKKKKKKKK

NINGUÉM MELHOR DO QUE O SENHOR SABE O QUE É SER UM CANALHA .
RINDO MUITO COM O DESESPERO DO DOCTOR Gilvan.